Growing up!

Aqui você encontrará meus delirios socráticos, minhas opiniões sobre assuntos diversos e obvio, um pouco da minha percepção de mundo. Tiago de Souza

quarta-feira, junho 17, 2009

Páginas da vida... ha!


Sabe aquelas cena q v diz: caraca, é isso q tá acontecendo?


2006.


Billy Elliot (2000) é o primeiro longa-metragem do diretor Stephen Daldry, que já produziu mais de cem peças teatrais na Inglaterra. É a história de um garoto (Jamie Bell) de 11 anos que vive numa pequena cidade inglesa, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Ambientado nos anos em que Margaret Thatcher esteve no poder, o filme tem como pano de fundo as lutas grevistas dos mineiros. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, com o qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe.
Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma à dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai à sua nova atividade.
O filme incentiva a nunca abandonar um sonho, que neste caso é o balé e, paralelamente, aborda o preconceito em relação aos homens que se tornam dançarinos abordando a questão da homossexualidade com o cuidado e delicadeza necessária, já que o melhor amigo de Billy é gay, enquanto ele não tinha esta orientação sexual, mesmo adorando a dança. A idéia é desmistificar a associação entre homossexualidade e dançarinos.
Um libelo contra o preconceito, estimulando a determinação e a tolerância ante as diferenças.


Assistam. A cena é antologica.


Tradução:
A Town Called Malice (tradução)
The Jam

Uma Cidade Chamada Maldade
Melhor parar de sonhar que a vida é quieta
Porque isso é a única coisa que nunca saberemos
E pare de correr atrás desse ponto de ônibus
Porque aqueles graciosos dias são poucos
E pare de pedir desculpas por coisas que você nunca tem feito
Porque o tempo é curto e a vida é cruel
Mas isso está perto de nós
Esta cidade chamada maldade
Fileiras e fileiras de carros de leite abandonados
Permaneça desperdiçando o leite
E centenas de donas de casa sozinhas sem leite
Frascos para esses corações
Suspenda essas velhas cartas de amor na linha para secar
É o suficiente para fazer você parar de acreditar quando essas lágrimas surgem
Rápidas e furiosas
Na cidade chamada maldade
Esforço após esforço, ano após ano
A atmosfera está uma mistura fina de gelo
Eu estou quase morto de frio
Na cidade chamada maldade
Uma rua inteira está crente num rosbife de domingo
Traceja novamente a instituição
Para qualquer um se deprimir na cerveja ou a nova criança engrenar
É uma grande decisão numa cidade chamada maldade
O fantasma de um trem a vapor, ecoa na minha faixa
É no limite do momento para lugar nenhum
Apenas dando voltas e voltas
Playgrounds de crianças e pátios de diversão
Último risonho na brisa
Eu poderia ficar por horas e eu provavelmente ficaria
Mas eu logo ponho algo para interferir
Nessa cidade chamada maldade

1 Comments:

Blogger Beth said...

AMO este filme. Na época em que os DVDs nem eram muito acessíveis por aqui ainda, cheguei a pedir para um amigo trazer de fora pra mim, o importado mesmo, mesmo sem ter legenda em português... Tive a sorte de, em 2006, assistir à peça em Londres, duas vezes (são vários menininhos que fazem o papel de Billy, eles se alternam conforme dia da semana), com trilha sonora do Elton John e dirigida pelo mesmo Stephen Daldry do filme. No meu álbum do Orkut tem uma foto minha com o Stephen Daldry na porta do teatro. :-)

7:51 AM  

Postar um comentário

<< Home