Growing up!

Aqui você encontrará meus delirios socráticos, minhas opiniões sobre assuntos diversos e obvio, um pouco da minha percepção de mundo. Tiago de Souza

sábado, maio 28, 2011

Sou TODO ouvidos...

Acabei de ler essa num livro e me fez parar e pensar:

"O ouvido é o único sentido que os olhos não podem ver".

Alem do óbvio (Os olhos podem ver as mãos, a lingua, o nariz, mas realmente não podem "ver" os ouvidos) algumas coisas me vieram a mente:

a) Música de verdade encanta os ouvidos e não somente os olhos;

b) Nossa "Música" hoje em dia é muito mais "visual" (por isso descartável) do que "sonora";

c) O único sentido que não "desliga" nunca é a audição, ou seja, é um sentido indomável.

d) Falando em "desligar", a audição é o ultimo a entrar em "stand by" quando dormimos;

e) A audição é o unico sentido que pode ser "focalizado" num alvo (podemos até enxergar em níveis, mas não podemos anular toda uma paisagem, continuaremos a ver tudo em niveis, mesmo que com focos diferentes. A audição não: podemos "isolar" um determinado som, eliminando por completo outros que estão acontecendo ao mesmo tempo;

f) Mesmo se estivermos no vácuo e fecharmos os olhos, continuaremos a ouvir o som do nosso corpo: o chamado "pulso alfa".

g) Antes as pessoas esperavam ANOS para ouvir uma música (por exemplo, a execução de uma determinada sinfonia de Beethoven poderia demorar anos, dependendo de uma boa orquestra disposta a executá-la). Hoje, temos tanta coisa a mãos que somente "escutamos com os olhos" e não "ouvimos com os ouvidos".

Estou tentando "ouvir" mais: Ouvir os musicos que tocam comigo, os conselhos que pessoas que eu amo me dão, as notas que eu ouço dos dois lados do palco, e principalmente, a Voz do meu Deus, que sempre fala, mas as vezes o Ipod me impede de ouvir. Lutando para ser "TODO OUVIDOS".

Um grande abraço!

(O nome do livro é "Odio a Música" de Pascal Quignard)

(E é claro que os olhos não podem "ver" a si mesmos, e olhar as orelhas no espelho não vale... rs)