Growing up!

Aqui você encontrará meus delirios socráticos, minhas opiniões sobre assuntos diversos e obvio, um pouco da minha percepção de mundo. Tiago de Souza

terça-feira, agosto 30, 2005

Peter Pan?!?!

Não sei se foi um erro da minha educação, mas o que me parece é que fui programado de um jeito errado. É sério! Acho que me educaram de uma forma meio estranha... deve ser por isso que meus pensamentos estão da forma que estão. É notório para os seres humanos que uma criança seria como um absorvente de idéias (embora é de se aceitar que se gasta muito menos com um absorvente do que com uma criança, embora ultimamente temos mais vergonha de conseguir um absorvente no supermercado do que conseguir um filho... por exemplo, a onda na minha rua é ter vários filhos, e se possível, seguindo Gilberto Freyre, obtê-los a partir de uma mistura étnica fabulosa [traduzindo, de pais diferentes]), que tudo o que os pais fazem a criança armazena e repete, seria como se fosse uma programação: absorve, copia, cria. (ah... Lembrem-me de saber em qual fase eu estou, blz?) Analisando friamente meu processo educacional, cheguei a conclusões mais suspeitas do que as minhas duvidas anteriores. Primeiro, minha educação é uma mistura de ideais burgueses e de idéias repletos de pobretude.
Sempre fui orientado para lutar pelo que eu quisesse. E conseguir...
Esse é o ideal burguês. Trabalho. Que o “único lugar aonde Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário”, coisas desse tipo eram rotina para os meus ouvidos, e que o Papai do Céu só ajuda aqueles que tem um compromisso com ele. Deve ser por isso que ando tão perturbado... Eu fui criado para conseguir tudo o que eu planejasse, desde uma bala Juquinha até uma carreira de sucesso, e vejo que esse pode ser meu ponto fraco. Não estou preparado para o mundo adulto. Só pode ser isso. É a famosa “síndrome de Peter Pan”. Pessoas que viveram durante tanto tempo sem preocupações lancinantes que quando se vem jogadas num turbilhão de escolhas complexas se vem perdidas. Muito bonito Tiago, agora, você é o Peter Pan. Por outro lado, fui criado rodeado de pessoas que tem medo de ousar. Esse é o ideal de pobre que eu falei anteriormente. Pessoas que quando se vêem em situações de extremo perigo, procuram a via mais fácil. Isso é sinistro. Até os meus alunos sofrem disso. O curso que eu dou aulas começou com 20 turmas. Hoje só tem 8 das que começaram. Uma vergonha. Sou tentado a pensar que “Pobre é fraco mesmo”. e realmente acho isso... Fazer o quê. Cada um com suas prioridades.
As minhas eu ainda tenho que escolher. É uma tarefa difícil. Mas possível.

Continuaremos depois com essa incrível jornada de Tiago em busca do sucesso.
Não saiam daí crianças... Vou buscar a sininho e já volto...
rsrsrs

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

interessante isso que vc escreveu as pessoas desistiram muito facil 20 pra 8 e um absurdo gostaria de dizer que faco parte dos 8 ate o fim e ano que vem so vou ver vc's pra agradecer e quem sabe nos corredores da uerj. vlw um abraco

8:14 PM  
Anonymous Anônimo said...

MuitoInteressante esse seu texto.A fase adulta é muito difícil... Varias pessoas cobrando e te colocando pra baixo,dizendo q ñ vai consegur e etc...Por esse motivo te digo q ñ vou desistir da carreira de professora.FORÇA TE ADORO,VC É XÔCRIVÉL.lAÍS

1:33 PM  

Postar um comentário

<< Home