Growing up!

Aqui você encontrará meus delirios socráticos, minhas opiniões sobre assuntos diversos e obvio, um pouco da minha percepção de mundo. Tiago de Souza

quarta-feira, novembro 11, 2009

One by One


Engraçado como algumas lembranças costumam nos rodear e na primeira oportunidade, nos laçam...

Em meados da decada de 90 (acho que lá pelo ano de 1996-97), meu pai numa de suas viagens, me trouxe um cd. Sinceramente, não dei muita bola pro presente, e até mesmo meu pai deve tê-lo comprado sem maiores explicações. Era um cd com cara desses de banca de jornal, tipo coletênea, ou então algum disco obscuro de algum artista igualmente obscuro que era colocado com um jornal pra poder dar um "UP" nas vendagens.

O cd em questão era de um cara chamado Winton Marsallis. Tinha um trumpete na capa. E o titulo era "The Jazz Masters".

-Legal! - É o que provavelmente eu tenha falado pro pai, e realmente, achei um presente legal, pois meu pai quando trazia um cd ou era de grupos tipo "brega gospel" ou então era uma daquelas coletaneas insuportáveis dos índios mexicanos (ou seriam chilenos? bolivianos?!?!). O cara gosta dessas coisas! Vai entender...
Coloquei o cd no player, era de noite... -Meu pai nessa época trabalhava numa plataforma no meio do mar (literalmente no meio do nada... só que com água) e passava um mês na agua (entendam, na plataforma) e outro em casa- e ouvi a primeira música: One by One. Naquela época eu não tocava bateria ainda, mas por algum motivo que entendi depois, olhei o nome do baterista na contracapa do cd: Art Blakey.
-Hum... Art Blakey.
O cd ficou esquecido por um tempão aqui em casa.
Um dia, um colega músico me pediu o cd emprestado: disse que não tinha muito material pra ouvir e eu, ainda não estava vacinado quanto a isso, inocentemente emprestei.

Nunca mais vi o cd.

Depois de um tempo, começei a me interessar por bateria, começei a tocar (e pra meu desespero atual, só resolvi estudar um bom tempo depois) e novamente me deparei com aquele nome.

Art Blakey.

Me lembrei do cd. Merda! Cadê ele?!?! Cadê ele?!?!?
Procurei na net, blogs, sites, loja... e nada. Uma unica vez apareceu um link no megaupload, mas infelizmente ele estava expirado.

2009.
Estou eu em São Paulo, andando numa rua que é um dos paraisos do musico aqui no Brasil: a Teodoro Sampaio. Como ainda era cedo, eu estava fazendo hora pra poder ter aula mais tarde. Entro numa loja de cds e sem querer me deparo com o quê?

Winton Marsallis. Jazz masters. One by one. Art Blakey.
Estranho, como algo que aconteceu a mais de 10 anos atrás ainda estava preso no meu subconsciente. Me lembrei de tudo. Do rosto do meu pai me dando o cd com aquele sorrisão, eu batendo na tampa do player pra ele poder "ler" o cd, as frases da mão esquerda do Art Blakey... eu lembrava até das frases do improviso do Marsallis!
Aquele cd poderia custar 100 reais que eu compraria.
Custava 12.

As vezes, o que é importante custa tão pouco que não nos damos nem ao luxo de pagar por isso.
Mas eu paguei. e no débito! ;)

Growing Up.