Growing up!

Aqui você encontrará meus delirios socráticos, minhas opiniões sobre assuntos diversos e obvio, um pouco da minha percepção de mundo. Tiago de Souza

quarta-feira, agosto 31, 2005

Um pouco de Literatura pra vocês... rsrs


Em menos de uma semana que eu iniciei os trabalhos nesse blog e já recebi mensagens com criticas. Como vocês não são pessoas estúpidas, já sabem de antemão que criticas nem sempre são negativas. Recebi intensas manifestações de carinho e estimulo. Pessoas mandaram mensagens me dando os parabéns pela minha critica ao forró, esse ritmo brasileiro tão... é... deixa pra lá... E o que mais me deixou intrigado: manifestando interesse nas minhas posições sobre alguns assuntos. Alguns até prometeram baixar musicas do Peter Gabriel na Internet. (Eu digo que isso é problema delas... sabe como é esse negócio de internet e de vírus... não tenho nada a ver com isso). Um aluno me respondeu dizendo que tenho “dotes literários”. Bem, sinceramente recebi isso como um elogio, tendo em vista que de todas as leituras que esse aluno me apresentou, a mais profunda foi “Brida” de Paulo Coelho. Realmente. Nem preciso de inimigos.
Nada contra Paulo Coelho, alias, aprecio sua intensa busca por escrever de forma fácil e fluente. Como ele mesmo disse, visando alcançar os níveis mais baixos de percepção. È lógico que isso é um Eufemismo. “Banalidade”, “Baixar o nível”, “Coisa simples”, “Comercial” é o que ele realmente quis dizer. Li somente um livro de Paulo Coelho. Monte Cinco é o nome. Impressionante. Absurdo. Intrigante. È óbvio que utilizo esses adjetivos da forma mais pejorativa possível. Paulo Coelho é uma lastima. Pelo menos pra mim. É difícil ler algo e ainda mais, acreditar em alguém que diz que consegue fazer chover. Que se auto-intitula um mago. Meu Deus, uma pena que Merlim não esteja aqui para ver isso. Pois com certeza convidaria o senhor “Paul Rabbit” para um duelo (piada infame essa, mas não pude me conter...). Daniel Gildenlow, vocalista, guitarrista e a mente criativa da banda “Pain of Salvation” disse que gostou muito de “Veronika decide morrer”. Disse que Coelho consegue explorar bem o drama humano perante a morte. Parei de ouvir essa banda na hora. Mas Daniel se redimiu: na outra linha da entrevista, disse que se aventurou a ler outro livro do dentuço em questão: “Veronika decide to die”. Achou horroroso. Parou de lê-lo na hora. E eu voltei a escutar alegremente Pain of salvation. E recomendo o seu mais novo dvd “Be”. Daniel é muito mais inteligente ao comentar sobre o drama da existência humana do que Coelho. Aliás, eu nem deveria comparar os dois aqui. Daniel vence disparado. Eu prometi a mim mesmo nunca mais ler Paulo Coelho. E nem adianta reclamar que eu não posso falar mal, pois não conheço a obra. Não me importo. Falo mal assim mesmo. Se ele que não sabe escrever decentemente e continua a escrever, por quê eu não posso continuar a dar chineladas nele? Novamente podem se levantar vozes dizendo duas coisas: primeiro, que eu prefiro o lixo importado de lá de fora ao nosso patrimônio nacional. Digo e repito: prefiro. Se o nosso “patrimônio” continuar assim, não sei aonde vamos parar. Segundo: que é cruel da minha parte escrever isso de um aluno meu. Acho que não e maldade. Por que esse aluno é da sexta série de um colégio que eu dou aulas. Então, ele já leu muito mais livros do que muitos alunos meus do pré-vestibular. E até mesmo, mais livros do que colegas meus de faculdade. Logo, devido a sua tenra idade, ainda há tempo de recuperá-lo, tanto que após uma longa conversa, lhe proibi de ler Paulo Coelho de novo. Ele riu para mim. Pelo menos não foi de mim. É um avanço.

1 Comments:

Blogger Tiago de Souza said...

huahuahua!!!!
pode ter certeza q eu concordo com tudo q vc disse. Mas a questão é a seguinte: o meu comentário foi basicamente para as pessoas q endeusam o cara, tipo: ele é o melhor escritor brasileiro... putz... nem quero me estender nese assunto, pois assim como li "dom casmurro" e odiei, eu li na 4 série "Pai me compra um amigo" do Pedro Bloch e fiquei fascinado... ou entao "O Ins nunca esteve tão alegre" do Dau Bastos... livros q realmente marcaram minha vida... piegas.. sim... mas são livros piegas sem pretensão de serem "marcos da literatura ocidental"... coisa qu o Rabbit em questão tenta a todo custo demonstrar.. sei q uma criança não entenderia Dante, mas se ela continuar lendo somente Pàulo Coelho até a faculdade... ai sim é caso para tratamento, pois com certeza ela nunca vai entender Dante...
sua critica é importantissima, pois quem sou eu pra discutir lçiteratura com vc?! rsrsrs

um bjão!

(ah..se prepare, pois a proxima critica vai ser sobre outra coisa q eu acho abominavel: harry poter... rsrs)

2:20 PM  

Postar um comentário

<< Home