Growing up!

Aqui você encontrará meus delirios socráticos, minhas opiniões sobre assuntos diversos e obvio, um pouco da minha percepção de mundo. Tiago de Souza

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Delirios mnemônicos...

Eu não sei vocês, mas eu tenho uma memória musica prodigiosa. É sério... escuto uma música poucas vezes e consigo lembrar de todos os arranjos, paradas, solos e coisas o tipo. Isso é essencial para quem toca o tipo de som que eu toco: o prog metal é um estilo de arranjos complicados (e algumas vezes longos...) onde a habilidade técnica se faz necessária, mas uma memória musical afiada é elemento chava para se dar bem nessa praia, pois de que adianta saber tocar mas não lembrar dos arranjos?
Mas o assunto que eu quero falar não é esse.
Certas músicas me lembram determinadas situações na minha vida. Minha memória arquiva as músicas que eu escuto em determinados momentos de minha vida e as transforma em chaves e compreensão mnemônica. Vou dar exemplos (e são vários):
1- Quando fiquei de recuperação pela primeira vez na vida (matemática, João Luiz, primeiro ano do ensino médio, no 4 bimestre de 40 pontos alcançáveis no ano inteiro eu só tinha 8...) a música q eu escutava quando estava estudando era "Living Forever" do genesis. Sempre que eu me lembro desse período conturbado de minha vida, ao invés de me lembrar dos exercícios e da prova, eu me lembro da música.
2- Sempre que eu me lembro da música "Blind Faith" do Dream Theater, eu me lembro de como entrei na minha atual banda.
3- Quando estava esperando o resultado do vestibular, a música que me marcou foi "Shiver" do Coldplay.
4- É só escutar Foo fighters ("MIA" me faz lembrar a proximidade do desligamento da turma, "Generator" me faz lembrar as bagunças, e é só tocar "Learn to fly" que eu me lembro do meu terceiro ano inteiro...); é só escutar Skank que eu lembro do primeiro ano...
5- Quando escuto "Speed fo sound" do Coldplay eu me lembro das merdas que eu fiz ano passado...
6- "Power of love" do filme "De volta para o futuro" me lembra o ABEU, colégio onde fiz meu primário...
Não quero me alongar com isso, mas duas músicas em acompanharam durante um longo período da minha vida.
Sim... e daí?
O drama é que eu lembrava a música, lembrava a situação, mas não sabia quem era que cantava a música! nem sabia o nome da música!
Já aconteceu isso com vocês?
Isso me deixo contrariado durante anos...
A primeira música tem uma história alegre: ela me lembra a minha infancia... sempre que eu me lembro de como era irresponsável, de como não tinha problemas tão sérios, dos beijos sem compromisso (pelo menos nos meus sonhos eu beijva alguém...rs) eu me lembrava dessa música. As minhas primas quando cehgava a noite (lá pras seis horas) ligavam na finada FM 105 e ficavam escutando o emlhor da música dos anos 80 e 90. E essa era a minha preferida...
Qual o nome ela?
Não sei...
Já a outra me lembra uma situação triste... certa vez comi um cachorro quente com alguma coisa estragada dentro... tive uma hemorragia tão sinistra que passei o dia inteiro internado. Eu fiquei deitadão numa maca com aquele soro pingando lentamente ao meu lado... e num belo momento, uma música veio aos meus ouvidos...
e qual era o nome da música?!
Eu não sabia!!!!!!!!!!
Mas ontem eu descobri numa tacada só o nome das duas!!!!!!!
Fui buscar um DVD na casa de um colega, e quando eu cheguei lá, conversa vai ,conversa vem... o cara pegou um violão. Ele está tocando num erstaurante junto com o vocalista da minha banda. O repertório é tod ocalcado em música ds anos 80 e 90. O cara começou a tocar... Duran Duran, Tears for Fears, Queen, Phil Collins, Peter Gabriel, Marillion, Police, Eric Clapton, INXS... no meio daquela cantoria, tive um estalo e perguntei pra ele:
- Cara você sabe quem canta essa música?- e cantarolei a primeira.
- Essa? é o Rick Astley.. tenho até um disco dele...
Eu quase desmaiei...
- E essa aqui?- Pergunte incrédulo.
- Erasure.
Eu voltei pra casa nas nuvens. As duas musicas que me perseguiram por mais de uma década sem que eu soubesse quem cantava e nem seus nomes estavam ao alcance das minhas mãos... agora é só comprar o cd...
Baixar na internet?
Não....
Elas marcaram a minha vida... merecem que eu compre os cds e os guarde como lembrança de uma infancia fabulosa e de um cachorro quente estragado.
Coloquei a letra das músicas aqui...
Infancia

A Little Respect

Erasure

I try to discover
A little something to make me sweeter
Oh baby refrain
From breaking my heart
I'm so in love with you
I'll be forever blue
That you give me no reason
Why you're making me work so hard

That you give me no
That you give me no
That you give me no
That you give me no

Soul, I hear you calling
Oh baby please
Give a little respect
To me

And if I should falter
Would you open your arms out to me
We can make love not war
And live at peace with our hearts
I'm so in love with you
I'll be forever blue
What religion or reason
Could drive a man to forsake his lover

Don't you tell me no
Don't you tell me no
Don't you tell me no
Don't you tell me no

Soul, I hear you calling
Oh baby please
Give a little respect
To me

I'm so in love with you
I'll be forever blue
That you give me no reason
Why you're making me work so hard

That you give me no
That you give me no
That you give me no
That you give me no

Soul, I hear you calling
Oh baby please (Give a little respect)
Give a little respect
To me

(Soul) I hear you calling
Oh baby please (Give a little respect)
Give a little respect
To me


Cachorro quente

Cry For Help

Rick Astley

Composição: Rick Astley and Rob fisher
She's taken my time.
Convince me she's fine.
But when she leaves I'm not so sure.
It's always the same.
She's playing her game.
And when she goes I feel to blame.
Why won't she say she needs me?
I know she's not as strong as she seems.

Why don't I see her cry for help?
Why don't I feel her cry for help?
Why don't I hear her cry for help?

I wandered around
the streets of this town
trying to find sense of it all.
The rain on my face,
it covers the trace
of all the tears I'd had to waste.
Why must we hide emotions?
Why must we never break down and cry?

All that I need is to cry for help.
Somebody please hear me cry for help.
All I can do is cry for help.

No need to feel ashamed. Release the pain. Cry for help.

Cry for help is all I need.
All I need is a cry for help.
Cry for help is all I need.
All I need is a cry for help.

Why must we hide emotions?
Why can't we ever break down and cry?
All that I need is to cry for help.
I will be there when you cry for help.
Why don't I hear her cry for help?

All that I need is to cry for help.
Somebody please hear me cry for help.
All I can do is cry for help.

All that I need is to cry for help.
I will be there when you cry for help.
Is it so hard to cry for help?

(Cry for help is all I need.) No need to feel ashamed.
(All I need is a cry for help.) Come on and release the pain.
(Cry for help is all I need.) Put your trust in me.
(All I need is a cry for help.) My love is gonna set you free.