Growing up!

Aqui você encontrará meus delirios socráticos, minhas opiniões sobre assuntos diversos e obvio, um pouco da minha percepção de mundo. Tiago de Souza

quarta-feira, setembro 07, 2005

Vida de professor...


Convenhamos, dar aulas é muito legal, é algo sublime, mas ao mesmo tempo é muito desgastante. Se eu fosse um professor paradão, tudo bem... é só passar dever, explicar e acabou. Mas quem já teve aulas comigo sabe. Mesmo nos dias mais chatos, a aula tende a ser elétrica. Isso é bom pro aluno. Mas é terrível pra mim. 4 horas sentado numa bateria tocando padrões de pedal duplo me cansam menos do que dois tempos de aula. Dar aulas é bom, mas às vezes é pavoroso. Gosto do reconhecimento dos alunos, isso é ótimo, é enobrecedor, é inebriante, e além do mais, é o máximo quando depois do vestibular um aluno chega e diz: “Caraca! Passei! Valeu professor... suas aulas foram de grande valia para mim!...”. Isso é o Céu para um professor, desde que ele tenha pelo menos uma massa de carne do tamanho de um punho chamada coração, pulsando no peito. Vocês deviam saber como é legal pra um professor ver lá da frente (enquanto seu cérebro se atropela organizando as informações que ele despeja na turma) aquelas carinhas de espanto dos alunos quando ele conta uma coisa nova, os sorrisos desvairados, aquela gargalhada geral que ecoa pelos corredores do lugar, quando uma piada funciona, quando o exercício é concluído, quando todos entendem, quando ele é reconhecido na rua, quando fazem uma comunidade no Orkut pra ele (rsrsrs), quando lhe agradecem...
Mas também é estressante. Gente falando, não te dando a mínima, ontem, por exemplo, no meio de uma aula uma aluna se levantou e foi embora... putz... Enquanto continuava a falar sobre Mercantilismo que era o assunto da aula eu fiquei pensando “Será que ela não gostou de alguma coisa que eu falei?! Será que a aula não está legal?”, mas depois de notar que a galera estava chorando de rir e o pior, entendendo a matéria, eu resolvi acreditar que a louca era ela... Alias, o normal aqui sou eu... pelo menos é o que a minha mãe diz... (cá entre nós... nem minha mãe diz isso...).
Mas sinceramente, coisas que estressariam um professor comum se transformam em fatos hilários para mim... E como um bom sacana, tenho que compartilhar com vocês algumas pérolas. Pode ser feio fazer isso, mas... como diria o Seu Madruga: “Eu me agüento”... rsrs
Um exemplo claro disso é as coisas que eu escuto nas salas de aula.
Estava eu, num ano distante, num local mais distante ainda (entenderam que eu não quero entregar ninguém, certo?) dando aulas sobre revolução Inglesa (séc. XVII... sei que vocês sabem disso né... rs) quando fui interrompido por uma mãozinha se levantando (a mãozinha devia ter uns 20 e poucos anos). Estava falando justamente na Elizabeth I, a famosa “Rainha virgem” (Virginia uma região dos EUA recebeu esse nome como uma homenagem feita por Walter Raleigh, inglês que recebeu da Elizabeth a permissão para... ah... deixa as aulas de História pra depois...). Quando eu falei que a mulher era virgem por que nunca tinha feito “aquilo”, embora tivesse vários amantes e tal... Blábláblá..., uma criatura se manifesta e diz:
- Professor, eu discordo do senhor.
Bom, confesso que me arrepiei.
Primeiro. Chamou-me de Senhor.
Segundo. Com a contestação enfática da informação histórica, automaticamente pensei: “Falei merda...”.
Ai ele completou:
- O Senhor falou que ela era virgem, né?
- Sim. Foi isso q eu fa...
Fui interrompido para receber esta pedrada:
- Mas então me explica: E o príncipe Charles: Saiu de onde?
...
...
Eu despenquei no chão.
E a turma me acompanhou.
As risadas foram histéricas! Eu chorei de rir. Comecei a ficar sem ar... Tudo estava rodando... A turma veio abaixo. E a criatura estava lá. Estática. Com aquele ar de “É... fiz uma pergunta sinistra... nem ele vai saber responder”.

Até eu explicar a diferença entre Elizabeth I e Elizabeth II... Entre século XVII e século XX...

Nessas horas uma palmatória funcionaria perfeitamente... é a famosa “Pedagogia da opressão”... rsrs

É... Realmente, dar aulas é um barato...
Embora eu não troque isso por 4 horas tocando bateria... rsrs

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

tiago é muito legal ess teu texto,ainda mais pra min q soun uma professorando de...Historia,e sempre me falaram q sou maluca e etc... Chegei a conlusão q quero ser maluca assim como vc.Beijos vc é xôcrivél!!!!!!!!
Laís

1:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

tiago é muito legal esse teu texto,ainda mais pra min q sou uma professorando de...Historia,e sempre me falaram q sou maluca e etc... Chegei a conlusão q quero ser maluca assim como vc.Beijos vc é xôcrivél!!!!!!!!
Laís

1:16 PM  
Anonymous Anônimo said...

tiago é muito legal esse teu texto,ainda mais pra min q sou uma professorando de...Historia,e sempre me falaram q sou maluca e etc... Chegei a conlusão q quero ser maluca assim como vc.Beijos vc é xôcrivél!!!!!!!!
Laís

1:16 PM  

Postar um comentário

<< Home